domingo, 31 de agosto de 2014

Como devo comer? Comida de verdade!

Mãe, leia essa matéria postada pelo Dr Souto:
Como devo comer? Comida de verdade.
O que se segue é uma adaptação do excelente blog de Andreas Eenfeldt.

   O básico.

  • Comacarne, peixes, ovos, vegetais que cresçam acima do solo (um pouco de cenoura ou beterraba ralada é aceitável) e gorduras naturais (como coco, azeite de oliva, manteiga).
  • Evite: açúcar e alimentos com amido (como pão, massas, arroz e batatas). Evite especialmente os derivados de trigo (escreverei o motivo no próximo post)
Coma quando estiver com fome, e até que esteja satisfeito. Não conte calorias, pelo mesmo motivo que você não conta quantas vezes respira por minuto - contar calorias é um conceito bizarro e ineficaz. E esqueça os produtos industrializados "low fat" - procure sempre comida de verdade.


   Coma o quanto quiser dos seguintes alimentos (menos o milho da foto!)


  • Carnes: Qualquer tipo de carne. Carne de gado, porco, aves, carne de caça. A gordura da carne não é problema, assim como a pele do frango (clique aqui para ficar tranquilo em relação à gordura). Idealmente, os animais devem ter comido grama e não ração à base de grãos.
  • Peixes e frutos do mar: Todos os tipos. Peixes gordurosos como salmão, cavala ou arenque são ricos em omega-3. Não coma à milanesa, por causa do trigo.
  • Ovos: Em todas as suas formas: fervidos, mexidos, omeletes. Um dos alimentos mais saudáveis e completos. Contém literalmente TODOS os nutrientes necessários para produzir uma ave viva! Se você não consome açúcar e grãos, seu colesterol não subirá (leia o resto do blog).
  • Gordura natural: Manteiga, a gordura dos alimentos, azeite de oliva, maionese de azeite de oliva, óleo de coco. São saborosos e saciantes. Óleos de sementes não são naturais (soja, milho, etc). Muito menos margarina, gordura vegetal hidrogenada, etc.
  • Vegetais (saladas):   Alface,  tomate  couve-flor, brócolis, couve, couve de bruxelas, aspargos, abobrinha, berinjela, azeitonas, espinafre, cogumelos, pepino, cebola, pimentão, e muito mais. E você pode incrementar com maionese, queijo, ovos picados, bacon, manteiga, etc. 
  • Laticínios: a dieta paleolítica não contém laticínios. O leite puro é mal tolerado por muitas pessoas. A lactose é um tipo de açúcar que, embora não seja doce, eleva a insulina e sabota a dieta. Assim, deve   ser evitado. Os produtos fermentados (queijo, iogurte natural com gordura, coalhada, manteiga) e os ricos em gordura (preferencialmente com mais de 40% de gordura, como a nata e a manteiga) podem ser consumidos por aqueles que não apresentam intolerância aos mesmos.
  • Nozes: excelente substituto para salgadinhos e pipoca. Inclui noz pecan, castanha do pará, castanha de cajú, pistache. Contém algum carboidrato, de modo que é bom evitar o excesso. Prefira as nozes in natura. Evidentemente não estão incluídas nozes com revestimentos açucarados.
  • Frutas vermelhas: Pobres em açúcar, podem ser consumidas com moderação. Ficam ótimas com nata.

    •      Não Coma:
      • Açúcar: sem exceções. Refrigerante normal, doces, sucos de fruta, bebidas "energéticas" ou para esportes, chocolates, bolos e tortas, sorvetes, cereais matinais.
      • Amidotodos os derivados do trigo (pães, massas, não importa se for integral ou não, se for preto ou branco, se for de centeio ou de 7 grãos, simplesmente não coma), inclusive produtos em que o trigo não é evidente (camarão à milaneza tem farinha de trigo, molho branco também). Arroz, batatas, mingaus, aveia, granolas também são amido. Pão de queijo tem polvilho - amido. Antes que você pergunte, os vegetais (saladas) contém muito mais fibras e nutrientes do que os grãos.
      • Margarina: o oposto de comida de verdade. Imitação industrial de manteiga, associada a várias doenças e com gosto ruim. 
      • Cerveja: é pão líquido. Cheio de maltose, um açúcar não doce, que eleva a insulina e acumula gordura na barriga.
           Com Moderação
      • Frutas: As frutas silvestres, que nossos antepassados paleolíticos consumiam, eram pobres em açúcar. As frutas modernas, cultivadas, foram selecionadas por milhares de anos de agricultura e contém muito mais açúcar e frutose do que as originais. Mais ou menos como comparar um poodle e um lobo. Assim, se você é diabético ou tem dificuldade para perder peso, evite o excesso de frutas, especialmente as muito doces. As frutas vermelhas contém muito pouco açúcar e podem ser consumidas com mais liberalidade. O coco e o abacate quase não contém açúcar.
      • Álcool: Não eleva a insulina, portanto não engorda, mas dificulta a perda de peso se consumido em excesso. Dito isso, o consumo moderado de bebidas alcoólicas sem açúcar (vinho ou espumante seco, por exemplo) pode ser feito de forma eventual.

           Considerações sobre "comida de verdade"
      • Veja as fotos acima. Estas fotos ilustram o conceito de "comida de verdade" ("real food"). Se eu perguntar como se faz um bife com ovo, a reposta é "faça um bife e um ovo na chapa e junte os dois". Mas se eu perguntar como se faz Sucrilhos, ou um salgadinho Cheetos? Tenho até medo de saber a resposta. É preciso uma fábrica, processos industriais, corantes, conservantes, enfim, não é comida de verdade. Se você espremer uma azeitona, você produzirá azeite de oliva extra-virgem. Mas você precisa de uma planta industrial para produzir e destilar óleo de soja, algodão ou milho. Se você deixar o leite talhar, você terá um iogurte. Mas a maioria do que se vende como iogurte no supermercado é na verdade uma "bebida láctea" na qual a gordura foi removida e, para que não fique sem gosto, a "coisa" é engrossada com "goma xantana", lecitina de soja, leite em pó, estabilizantes, corantes, aromatizantes e finalmente recebe um rótulo com a foto de uma fruta. Como regra geral, comida de verdade é um produto que deve ser consumido fresco, se não estraga. Desconfie de todos os alimentos processados que venham dentro de uma embalagem, com rótulo e ingredientes impronunciáveis.


    Se eu tivesse que reduzir ao mínimo o conceito da dieta paleolítica low carb (nem toda a dieta páleo precisa ser low carb - mas se o objetivo é perda de peso, este é o ideal), o conceito todo poderia ser condensado nos seguintes 3 pontos:

    1) Evitar açúcar
    2) Evitar grãos (e abolir o trigo e seus derivados)
    3) Consumir comida de verdade


      Te amo, mãe!
      Beijos,
      Thais.


        Post retirado do blog www.lowcarb-paleo.blogspot.com.br no seguinte link:
        http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html


        sábado, 30 de agosto de 2014

        A Dieta Humana Perfeita

        Mãe, assiste esse documentário americano "A Dieta Humana Perfeita" e você vai entender ainda mais o que tem lido sobre a nutrição humana. Muito interessante, mas reserve um bom tempo porque é um pouco longo... mas vale a pena!

        https://docs.google.com/file/d/0B-8LETe8gdrecEhxaGRWVVJRbWc/edit?pli=1

        Te amo!
        Thais.

        sexta-feira, 29 de agosto de 2014

        Reportagem australiana sobre o mito do colesterol

        Mãe, assiste esse vídeo que mostra o caminho que o mito do colesterol percorreu até chegarmos aqui... Você vai gostar!

        http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/10/documentario-australiano-legendado.html

        Te amo!
        Thais.

        Remissão de diabetes tipo 2

        Mãe, leia esse post do Dr Souto:

        (uma amostra) "Como já escrevi longamente, em todas as patologias caracterizadas por intolerâncias o tratamento consiste na retirada da substância que desencadeia o problema. Quem tem alergia à camarão, ou amendoim, deve ficar longe destes alimentos. Intolerância à lactose? Não beba leite. Doença celíaca? Não coma glúten. Assim, causa espécie a cegueira coletiva de quem não vê que o diabetes tipo 2 é uma doença de intolerância à glicose, cujo tratamento é a retirada dessa substância da dieta. Mandar um diabético comer cereal matinal com leite desnatado, suco de laranja, pão integral, mingau de aveia, barrinhas de cereal e frutas é, portanto, ignorar conceitos muito básicos de fisiologia."


        Link do post: 

        http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/08/remissao-de-diabetes-tipo-2-com-low-carb.html

        Beijos, te amo!

        quinta-feira, 28 de agosto de 2014

        Começando a paleo com embasamento

        Mãe, para começar a dieta paleolítica você precisa ler algumas fontes de confiança.

        Sugiro o blog: lowcarb-paleo.blogspot.com.br - do Dr José Carlos Souto (excelenteeeee!)

        E os livros:
        • A Dieta da mente, do Dr. David Perlmutter (que te dei essa semana)
        • Barriga de Trigo, do Dr. William Davis
        • A Dieta dos Nossos Ancesttrais, de Caio Augusto Fleury
        As revistas de grande circulação dos EUA e do Brasil também andam mais atentas as novas descobertas (da alimentação da vovó e do vovô)... Quanta ironia...
        Com essas fontes de leitura, resultantes de experimentos científicos, você vai poder dar início à mudança de mentalidade sobre o que coloca na boca, já que eles comprovam como  o trigo e o açúcar fazem mal para o nosso corpo! E como a gordura faz bem, obrigada.



        Te amo, mãe... Vamos juntas ser saudáveis!

        Thais.